um blog(de)light

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Margarida Rebelo Pinto

eu não gosto dos livros dela. são na maior parte das vezes básicos, cheios de lugares comuns, asneirentos e, sinceramente, não se aprende muito com eles.
hoje mandara-me um texto do blog dela e eu ia tendo um ataque.

Senti-me para lá de ofendida. Embora seja gordinha, nunca tive que aturar bebados para que pudesse ter sexo com alguém.... e nunca disse asneiras, embora podendo, e garanto que não tenho tanto tempo livre assim, para que esteja sempre disponivel.

Eu acho que deviamos fazer um bloqueio aos livros desta personagem....mas infelizmente isso não daria resultado, porque em portugal, ela é das que mais vende. Só me resta fazer o meu protesto.
E fico na dúvida. Ela quer o quê???

Serve esta crónica para retratar e comentar um certo elemento que existe frequentemente em grupos masculinos e que responde pelo nome genérico de ‘Gordinha’.

A Gordinha é aquela amigalhaça companheirona que desde o liceu cultivava o estilo maria-rapaz, era espertalhona e bem-disposta, cheia de energia e de ideias, sempre pronta para dizer asneiras e alinhar com a malta em programas. Ora acontece que a Gordinha é geralmente gorda e sem formas, tornando-se aos olhos masculinos pouco apetecível, a não ser em noites longas regadas a mais de sete vodkas, nas quais o desespero comanda o sistema hormonal, transformando qualquer bisonte numa mulher sexy, mesmo que seja uma peixeira com bigode do Mercado da Ribeira.

A Gordinha é porreira, é fixe, é divertida, quer sempre ir a todo o lado e está sempre bem-disposta, portanto a Gordinha torna-se uma espécie de mascote do grupo que todos protegem, porque, no fundo, todos têm um bocado de pena dela e alguns até uma grande dose de remorsos por já se terem metido com a mesma nas supracitadas funestas circunstâncias. E é assim que a Gordinha acaba por se tornar muito popular, até porque, como quase nunca consegue arranjar namorado, está sempre muito disponível para os mais variados programas, nem que seja ir comer um bife à Portugália e depois ao cinema.

À partida, não tenho nada contra as Gordinhas, mas irrita-me que gozem de um estatuto especial entre os homens. Às Gordinhas tudo é permitido: podem dizer palavrões, falar de sexo à mesa, apanhar grandes bebedeiras e consumir outras substâncias igualmente propícias a estados de euforia, podem inclusive fazer chichi de pernas abertas num beco do Bairro Alto porque como são ‘do grupo’ toda a gente acha muita graça e ninguém condena.

Agora vamos lá ver o que acontece se uma miúda gira faz alguma dessas coisas sem que surja logo um inquisidor de serviço a apontar o dedo para lhe chamar leviana, ordinária, desavergonhada e até mesmo porca. Uma miúda gira não tem direito a esse tipo de comportamentos porque não é one of the guys: é uma mulher e, consequentemente, deve comportar-se como tal. E o que mais me irrita é quando as Gordinhas apontam também elas o dedo às giras, quando estas se comportam de forma semelhante a elas.

Ser gira dá trabalho e requer alguma diplomacia. Que o digam as minhas amigas mais bonitas e boazonas que foram vendo a sua reputação ser sistematicamente denegrida por dois tipos de pessoas: os tipos que nunca as conseguiram levar para a cama e as gordas que teriam gostado de ter sido levadas para a cama por esses ou por outros. Uma mulher gira não pode falar alto nem dizer palavrões que lhe caem logo em cima. Já uma Gordinha pode dizer e fazer tudo o que lhe passar pela cabeça, porque conquistou um inexplicável estatuto de impunidade.

Porquê? Porque não é vista como uma mulher? Porque todos têm pena dela? E, já agora, porque é que quando uma mulher está/é gorda nunca ninguém lhe diz, mas quando está/é magra, ninguém se coíbe de comentar: «Estás tão magra!?»
Como dizia a Wallis Simpson: «Never too rich, never too slim». E quanto às Gordinhas, o melhor é arranjarem um namorado. Ou uma dieta. Ou as duas coisas.

5 comentários:

Lilith disse...

pois, eu já tinha lido esse texto e qualquer pessoa, magra ou gorda, percebe que cada palavra vem carregada de arrogância e preconceito. Eu podia dizer que ela é demasiado escanzelada, nem se enquadra naquilo que ela chama de "gira", mas como o texto é todo uma grande merda, não ligues: gente idiota sempre houve e sempre vai haver, ela que se lixe :) força para nós que temos que constantemente que provar o nosso valor a gentinha dessa!

beijos :) bom fim-de-semana

eydy disse...

oi
vc tem msn se tiver me add
eydydu@hotmail.com ai te explico certinho
se não tiver me manda o seu email que mando a tabela
bjim

Márcia disse...

eu tambem li e fiquei K.O. fiquei mesmo a sentir uma raivazinha dessa tipa... mas depois acalmei-me, e percebi que nao vale a pena viver as palavras dela ou sequer interioriza-las porke akilo nao passa disso mesmo: palavras. Palavras de alguem frustrado, sequioso de inveja e vingaça, ou nao fosse ela uma divorciada sem homem pra ter sexo...porke se ela tivesse sexo, ai filha ela nem sequer tinha tempo pra parar e dizer tanta babuseira..caga! beijolas

Yoni disse...

eu fiquei ofendida com a ideia do sexo... as pessoas terem que ficar bebadas para irem para a cama comigo....

Yoni disse...

eu fiquei ofendida com a ideia do sexo... as pessoas terem que ficar bebadas para irem para a cama comigo....